Serys conclama Congresso a pensar no meio ambiente

Da Redação | 18/04/2008, 11h51

Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (18), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) conclamou o Congresso Nacional a "parar para pensar" e discutir questões relativas ao meio ambiente. A senadora acredita ser necessário que o Parlamento se mobilize para apresentar à população, com clareza, um posicionamento suprapartidário sobre essas questões. Serys informou que o Congresso norte-americano está realizando discussão nesse sentido.

- A questão dos produtos alimentares é suprapartidária, assim como o meio ambiente: ou todos protegem ou não terá vida para ninguém daqui a pouco - defendeu.

Serys contou ter passado dois dias em Washington, nesta semana, participando de reuniões de trabalho com parlamentares norte-americanos e de outros países para debater a questão do meio ambiente. Foram encontros preparatórios para um evento que discutirá, de 26 a 28 de junho, no Japão, as mudanças climáticas.

A senadora destacou que nesse evento serão discutidos temas como a questão energética e a preocupação com as formas de evitar que a produção de bicombustível traga prejuízos para as florestas e para a produção de alimentos. Para Serys, a preocupação com as mudanças climáticas não pode ser apenas dos países desenvolvidos, uma vez que atos que prejudiquem o meio ambiente repercutem em todo o planeta.

- A co-responsabilidade dos países tem que ser em bloco. Os que têm tecnologia avançada têm que fornecer essa tecnologia para os que não a possuem, para assim conseguirmos a produção de alimentos dentro do necessário, sem prejuízos para o meio ambiente - disse.

Serys Slhessarenko lembrou ainda que existe a possibilidade de o Brasil transformar-se em um dos maiores produtores de etanol do mundo e que países que têm seus interesses econômicos atingidos por essa perspectiva querem "transformar o Brasil no bicho-papão e o etanol no monstro".

- Existe possibilidade de o Brasil se transformar em um grande produtor mundial de etanol sem destruir florestas - garantiu Serys.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) afirmou que uma das metas da oposição é promover o debate suprapartidário na Casa, mas isso é dificultado por alguns parlamentares da base de apoio ao governo. Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), também em aparte, disse que o aquecimento global é um dos mais importantes problemas da humanidade e que a responsabilidade é de todos os países.

- O Planeta Terra é como um condomínio. Cada Nação é um apartamento: tem soberania, mas não deve prejudicar os vizinhos. Podemos mudar móveis de lugar em nosso apartamento, mas não podemos tocar fogo neles. Nossos limites são definidos pelos vizinhos. Hoje, cada Nação deve saber os limites da sua soberania, que são os limites do interesse da humanidade inteira - afirmou Cristovam.

A senadora Serys Slhessarenko registrou ainda notícia publicada no jornal O Estado de S.Paulo informando que "11 milhões de pessoas terão conta de luz menor", uma vez que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu tarifas no interior de São Paulo, de Mato Grosso, de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: