Senado faz sessão especial para comemorar Dia Mundial da Saúde

Da Redação | 07/04/2008, 10h19

O Senado realiza sessão especial nesta quarta-feira (9), às 10h, para comemorar o Dia Mundial da Saúde - 7 de abril -, e os 60 anos de fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A sessão foi marcada a requerimento do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), assinado por vários outros senadores. A OMS comemora a data, este ano, com o tema "Protegendo a saúde frente às mudanças climáticas".

Criado em 7 de abril de 1948 pela OMS, o Dia Mundial da Saúde está fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado de promover a saúde. De acordo com a OMS e a Organização Panamericana da Saúde (Opas), essa data marca a fundação da OMS e é uma oportunidade para chamar a atenção mundial para um tema de grande importância à saúde global a cada ano.

O tema escolhido para 2008 tem o objetivo de despertar a atenção para a necessidade de proteger a saúde dos efeitos adversos das mudanças climáticas e põe a saúde no centro do diálogo global sobre essas mudanças. A OMS selecionou esse tema considerando as ameaças crescentes que as mudanças climáticas vêm causando à segurança da saúde pública global.

Ainda segundo a OMS, a comunidade global estará melhor preparada para enfrentar os desafios de saúde relacionados com o clima em todo o mundo se houver ações que colaborem nesse sentido. Entre os exemplos de tais ações de cooperação, a OMS cita o fortalecimento da vigilância e o controle de doenças infecciosas, o abastecimento seguro e suficiente de água e a coordenação da ação de saúde nas situações de emergências e desastres.

No requerimento solicitando a realização da sessão, os senadores dizem que a celebração dessa data deve ser cara para os brasileiros, de forma que se cumpra seu objetivo. Apesar de a saúde do país registrar "avanços significativos, reclama permanentemente melhor atenção e cuidados", afirmam os senadores.

- Tudo isto para que se alcance o objetivo maior da saúde, qual seja, estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade, na definição dada pela própria OMS - destacam os parlamentares.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: