Carteiros discutem condições trabalhistas com Paulo Paim

Da Redação | 22/02/2008, 17h40

As condições trabalhistas dos carteiros foi tema de debate nesta sexta-feira (22) em reunião entre o senador Paulo Paim (PT-RS) e representantes da categoria na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), presidida pelo senador do PT gaúcho. O evento contou ainda com a participação do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Os carteiros reivindicaram a criação de um plano de cargos e salários e a continuidade do pagamento de um adicional de 30% a título de periculosidade, que vem sendo recebido pelos trabalhadores desde dezembro do ano passado.

O adicional foi instituído em projeto de lei de autoria de Paim, aprovado no ano passado pela Câmara e pelo Senado. A proposta foi vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tendo em vista que a legislação restringe o pagamento do benefício a quem lida com inflamáveis e explosivos.

No entanto, graças a negociações mantidas entre Paim e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o governo comprometeu-se a pagar o reajuste na forma de um adicional provisório de risco.

Paim adiantou que já solicitou audiência ao ministro das Comunicações para discutir o pagamento do adicional. A continuidade no recebimento do benefício pelos carteiros também foi defendida por Cristovam Buarque, em razão de atividades típicas desempenhadas pela categoria.

Também participaram da reunião a deputada distrital Erika Kokay (PT-DF); Vilmar Lacerda, membro titular do Diretório Nacional do PT; o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos e Similares, Manoel Cantoara; e a conselheira fiscal da entidade, Maria de Fátima Gonçalves.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: