Música pantaneira na Rádio Senado

Da Redação | 18/01/2008, 17h47

O programa Brasil Regional, que a Rádio Senado exibe na manhã de domingo (20), às 8 horas, enfoca a música pantaneira, com ênfase no novo disco de Almir Sater, Sete Sinais. O disco marca a volta de Sater aos estúdios depois de 10 anos, com canções inéditas nas quais reafirma a sintonia com o parceiro Renato Teixeira. Natural de Mato Grosso do Sul e discípulo de Tião Carreiro, Almir segue o ritmo da natureza e dos rios do Pantanal, sem pressa, ao mesmo tempo em que adiciona pitadas de modernidade à viola caipira, com participação especial de Dominguinhos.

No programa, produzido e apresentado pelo jornalista Deraldo Goulart, serão tocadas as seguintes canções: Barra do Ribeiro, com Renato Borghetti; Arrastando as Apragatas, com Waldonys; Pitiguyri, com Almir Sater; Confabulando, com Carlinhos Antunes; Herói sem Medalha, com Lula Barbosa e Cláudio Lacerda; Flor do Cafezal, com Viola Quebrada; Noites de Verão nos Verão, com Rodrigo Sater; Saudade de Paraty, com Nilson Ribeiro; O Marco Marciano, com Lais Verderame e Sandra Oliveira; O Primeiro Dia, com Vitor Ramil; Vacilão, com Badi Assad e Seu Jorge; Tremenda, com Titane; e Cálix Bento, com Grupo Trem de Minas. O Brasil Regional será reapresentado na segunda-feira (21), às 23 horas.

No sábado (19), às 20 horas, o programa Escala Brasileira traz canções dos mineiros Toninho Horta e Telo Borges. Telo é irmão de Lô Borges. Participou, em 1980, do disco Os Borges, ao lado de Lô e dos irmãos Márcio, Marilton e Solange. No mesmo ano, passou a integrar a banda de Beto Guedes, com quem trabalhou por mais de dez anos. Canções de sua autoria como Voa bicho, Vento de Maio e Tristesse foram gravadas por vários ícones da MPB.

Já Toninho Horta dispensa apresentações. Autor de Beijo Partido e Manoel, o Audaz, gravadas, entre outros artistas, por Milton Nascimento e Lô Borges, lançou uma série de discos no exterior, dos quais se destacam Diamond Land, Moonstone, Once I Loved e Durango Kid I e II. Seu primeiro disco foi Terra dos Pássaros, de 1980. No programa, entre outras, serão tocadas as canções: Travessia; Para Lennon e MacCartney; Clube da Esquina; Trem Azul; Vento de Maio; Tristesse; Manuel, o Audaz; e Clube da Esquina II. O Escala Brasileira é produzido e apresentado pelo jornalista Alcebíades Muniz Neto.

Ainda no sábado (19), às 15 horas, o programa Autores e Livros homenageia o centenário de nascimento do poeta Mário Quintana, transcorrido em 2006. Natural de Alegrete (RS), Quintana é considerado o mestre gaúcho do poema curto e leve e do poema em prosa. O programa é apresentado pela escritora Margarida Patriota e tem produção de Adele Rossi Heusi.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: