Valdir Raupp faz balanço de 2007 e diz que ano foi "difícil, mas frutífero"

Da Redação | 20/12/2007, 19h34

Em um discurso de balanço das atividades do Senado em 2007, o líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), disse nesta quinta-feira (20) que o ano foi "difícil e complicado mas frutífero" em face da disposição ao diálogo demonstrada pelos diversos partidos. Entre as conquistas elencadas pelo parlamentar, foram mencionados o crescimento da economia "de forma sólida e sustentável" e a consolidação da liderança do Brasil no plano internacional.

- Nesse período, assumi a tarefa de liderar o PMDB, e não foram poucas as vezes em que deparei com disputas intrincadas, negociações duras e choques de opiniões. Esses conflitos, entretanto, constituem parte inseparável do regime democrático e, do seu conjunto, nasce o entendimento para as grandes questões que envolvem o interesse nacional - afirmou Raupp.

O senador também parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela atitude demonstrada depois que a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras ( CPMF ) foi rejeitada pelo Senado, no dia 13 passado. Para Raupp foi um gesto de desprendimento do presidente garantir que não vai mandar para o Congresso Nacional nenhum pacote aumentando impostos, acenando, por outro lado, com a discussão da reforma tributária.

- Acho que é chegada a hora de o Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do governo federal, dos governadores e dos prefeitos, trabalharmos todos irmanados para fazermos uma reforma tributária de verdade, que possa diminuir a quantidade de impostos e a carga tributária, além de trazer eficiência na arrecadação - defendeu o líder do PMDB.

Raupp disse que, mesmo com a redução da carga tributária, a arrecadação mais eficiente pode levar ao aumento da receita. Já o crescimento do PIB, que deverá passar de 5% neste ano, tem chances de atingir os 7% em 2009 e 2010. Outra cenário possível, no entender do senador, é a elevação dos investimentos em programas de infra-estrutura e no combate à pobreza.

- O futuro agora nos parece cada vez mais promissor. Percebemos um sentimento generalizado de esperança espalhado por todo o país, por todos os segmentos e regiões - alegrou-se o parlamentar.

Em resposta a aparte do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Valdir Raupp elogiou o despenho do governo Lula, mas disse reconhecer a importância do trabalho realizado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que teria construído as bases da estabilidade econômica e do crescimento, inclusive por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal.

- Isso faz parte da democracia. Eu acho que a alternância do poder, a democracia é uma coisa muito importante, quando um governo sai e o outro entra, o trabalho deve ser continuado - analisou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: