Mercado espera inflação de 4,2% em 2008, diz presidente do Banco Central

Da Redação | 20/12/2007, 18h05

De acordo com a mais recente Pesquisa Focus, o mercado financeiro espera que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) seja de 4,2% em 2008. Essa informação foi prestada nesta quinta-feira (20) pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, durante audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A Pesquisa Focus é realizada semanalmente pelo Banco Central.

Se esse número se confirmar, a alta de preços no ano que vem ficará abaixo do centro da meta fixada pelo governo, que é de 4,5% - o mesmo percentual, aliás, fixado para este ano. Meirelles informou ainda que a inflação registrada pelo IPCA entre novembro de 2006 e novembro deste ano foi de 4,19%.

O presidente do Banco Central reafirmou que o sistema de metas inflacionárias é necessário para garantir a estabilidade da economia e ressaltou que essa metodologia "funciona em vários países".

Gastos públicos

Durante a audiência, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) defendeu a atuação do Banco Central, mas criticou o governo federal quanto aos gastos públicos. Ela argumentou que essas despesas representam pressões inflacionárias sobre a economia.

- A política fiscal deveria acompanhar a política monetária - afirmou ela, lembrando que o Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou os gastos públicos do governo brasileiro como um obstáculo ao crescimento econômico do país.

Kátia Abreu disse que, "enquanto Henrique Meirelles manda fechar a mão, para conter a inflação, a política fiscal do senhor Guido Mantega [ministro da Fazenda] manda abrir". Ao responder à senadora, o presidente do Banco Central declarou que "isso [os gastos públicos] é uma preocupação, não há dúvida".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: