Jucá diz que governo negociou "o tempo todo"

Da Redação | 13/12/2007, 02h53

O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou, após a votação em primeiro turno da proposta de emenda à Constituição (PEC 89/2007) que prorrogava a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira ( CPMF ), que os votos para a aprovação foram buscados até o último momento.

- O governo negociou o tempo todo. As negociações só afunilaram ao final do processo. Como não conseguimos os votos, vamos procurar construir outra alternativa - disse ele.

O senador não adiantou se o governo enviará ao Congresso uma nova proposta de emenda à Constituição recriando a contribuição em diferentes termos, a partir do próximo ano. O prazo de vigência da CPMF se extingue em 31 de dezembro de 2007.

- A oposição tem dito que quer debater rapidamente uma outra proposta. Vamos construir essa alternativa e sentar à mesa para conversar, com tranqüilidade - afirmou.

Não estaria descartada, de acordo com o líder, a hipótese de se criar algum tipo de compensação tributária.

- O governo vai avaliar que tipo de ação pode fazer para diminuir o impacto negativo de 40 bilhões [de reais] a menos no orçamento - disse, em referência à receita da CPMF estimada para 2008.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: