Heráclito diz que governo tentou dividir a oposição para aprovar CPMF

Da Redação | 13/12/2007, 21h15

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse, em discurso nesta quinta-feira (13), que o governo federal "não jogou de maneira honesta" ao tentar "dividir a oposição" para conseguir aprovar a prorrogação da CPMF. O senador lembrou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando tomou posse no primeiro mandato, prometeu rever a cobrança da CPMF, mas não o fez.

- Nós vimos uma seqüência de erros que culminaram com a votação de ontem [quarta-feira]. O governo sem querer dialogar, querendo empurrar goela abaixo a renovação de uma contribuição que ele próprio, no início da gestão do presidente Lula, se comprometeu a rever. Depois de aprovado, nunca mais deu a menor satisfação aos partidos - disse.

Heráclito disse que a derrota do governo na votação da CPMF foi devida a senadores da base governista que acabaram votando contra a prorrogação do tributo.

- Não era muito melhor ele ter procurado saber que problemas tinha com a base do que ir mexericar na vida alheia da oposição? O que é que ele queria com os senadores da oposição? Desmoralizá-los? Por que não procurou um entendimento? Porque tudo o que se queria era clareza na aplicação desses recursos, coisa que não há - afirmou.

Para o senador, a reforma tributária é tema importante que precisa do empenho do governo federal. Heráclito classificou de "derrota pedagógica" para o governo o fim da CPMF.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: