Renan Calheiros renuncia ao cargo de presidente do Senado Federal

Da Redação | 04/12/2007, 17h02

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) leu nesta terça-feira (4), de sua bancada no Plenário do Senado, carta de renúncia ao cargo de presidente do Senado Federal.

- Compreendo que presidir esta Casa é conseqüência das circunstâncias políticas. Entendo também que, quando tais circunstâncias perdem densidade, ameaçando o bom desempenho das atividades legislativas, é aconselhável deixar o cargo. Assim, renuncio ao cargo de presidente do Senado Federal, sem mágoas ou ressentimentos, de cabeça erguida - disse Renan Calheiros.

O agora ex-presidente do Senado agradeceu aos outros senadores e senadoras que o elegeram para comandar a Casa por duas vezes consecutivas. Agradeceu também a "dedicação, o empenho e a correção" de todos os servidores do Senado, "do mais graduado ao mais humilde" e afirmou ter se esforçado para "estar à altura do prestígio do cargo", um dos postos "mais honrosos da República", afirmou.

O senador também frisou não ter utilizado "as prerrogativas do cargo" para sua defesa e acrescentou que não renunciou antes pois "estaria sugerindo uma aceitação das infâmias e das inverdades".

- Agi de acordo com a minha consciência e convicção de que era a conduta mais correta. Meu pensamento nessa hora difícil de minha vida volta-se para o povo de Alagoas que, com sua confiança e soberania, me investiu do mandato de senador da República, que tanto me orgulha - concluiu Renan Calheiros.

Logo em seguida, o presidente interino da Casa, senador Tião Viana (PT-AC), informou que a decisão será publicada no Diário Oficial do Senado na quarta-feira (5). Com isso, o prazo regimental de cinco dias para a eleição do novo presidente começa a contar a partir da quinta-feira (6).

Veja a íntegra da carta de renúncia de Renan Calheiros à Presidência do Senado

Tião Viana é presidente do Senado até quarta-feira (12)

Raupp nega relação entre renúncia de Renan Calheiros e votação da CPMF

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: