Theóphilo Ottoni será homenageado pelo Senado

Da Redação | 26/11/2007, 12h43

O bicentenário do nascimento do político Theóphilo Benedicto Ottoni será lembrado em sessão do Plenário do Senado, nesta quinta-feira (29), às 14h. Theóphilo Ottoni foi deputado provincial por Minas Gerais, deputado geral e senador do Império do Brasil de 1864 a 1869. Foi também fundador do município de Teófilo Otoni, em Minas.

O político liderou a Revolução de 1842 em Minas Gerais e, derrotado em Santa Luzia, foi preso em Ouro Preto. Anistiado pelo imperador, em 1844, foi reeleito deputado. Em 1847, Theóphilo Ottoni lidera uma expedição saindo de Santa Clara em direção ao Rio de Todos os Santos - que tinha a fama de possuir ouro e diamantes em abundância -, a fim de colonizar toda a região do Mucuri. Certo dia, em um ponto a cerca de 200 km de Santa Clara, Theóphilo inaugurou a região de Filadélfia, em 1853, como centro das colônias do Mucuri. Em decorrência da expedição, foi aberta a primeira estrada de rodagem do Brasil Santa Clara/ Filadélfia. Filadélfia, mais tarde, passaria a se chamar Teófilo Otoni, em homenagem a seu fundador.

Em 1851, Theóphilo Ottoni fundou a Companhia Mucuri, no Rio de Janeiro, com o objetivo de explorar a região e organizar o transporte fluvial e terrestre. Em 1860, assumiu a chefia do Partido Liberal, elegendo-se senador em 1864. Theóphilo Ottoni morreu no Rio de Janeiro, em 1869, vítima de intoxicação miasmática.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: