Oposição elogia trabalho de João Pedro, mas vê quebra de decoro e anuncia abstenção

Da Redação | 14/11/2007, 15h19

Líder do PSDB, o senador Arthur Virgílio (AM) elogiou o trabalho feito pelo senador João Pedro (PT-AM) na relatoria do processo que apura a denúncia, publicada pela revista Veja, de que o senador RenanCalheiros (PMDB-AL) teria realizado tráfico de influência para beneficiar a cervejaria Schincariol, após a empresa ter comprado uma fábrica de refrigerantes de seu irmão, deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), por preço acima do de mercado.

No entanto, Arthur Virgílio se disse convicto de que Renan quebrou o decoro parlamentar, ainda que não haja elementos que provem que isso ocorreu nesse caso específico. Dessa forma, ele informou que a bancada irá se abster na votação do relatório.

- Renan Calheiros utilizou um lobista para pagar contas pessoais e mergulhou o Senado numa crise que o abalou como instituição, o que é imperdoável: o dever maior dos membros dessa Casa é protegê-la desse tipo de situação. Confio na honestidade intelectual do senador João Pedro e sei que ele produziu uma peça séria, mas a bancada se abstém - disse o líder.

Em nome dos Democratas, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou que seu partido concorda com Arthur Virgílio e se posicionará da mesma forma.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: