César Borges elogia ações de combate ao crime no RJ

Da Redação | 14/11/2007, 15h08

O senador César Borges (PR-BA) aplaudiu nesta quarta-feira (14), em discurso no Plenário, a atuação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, no combate permanente à criminalidade no estado. Na avaliação do senador, o trabalho de Sérgio Cabral deve servir de modelo para os demais governadores brasileiros. Segundo César Borges, as organizações criminosas são inteligentes e dinâmicas e, quando combatidas, mudam o local de ação.

A política de combate às organizações criminosas implementada por Sérgio Cabral, ressaltou César Borges, vai permitir que o Estado retome o controle de áreas conquistadas pela criminalidade. Ele disse que o combate ao crime deve ser feito com determinação pelo governo e criticou a prática, adotada por alguns governantes, de negociar com criminosos.Na opinião do senador baiano, firmar acordos com criminosos enfraquece a ação estatal na sociedade.

César Borges disse também que não considera excessiva a força policial aplicada no governo Sérgio Cabral, como entendem determinados setores da sociedade civil.Para ele, os excessos podem acontecer em alguma medida quando o governo se dispõe a combater o crime. Em sua opinião, tal combate é necessário enquanto não existirem políticas efetivas que promovam a igualdade social, o que poderia contribuir para minimizar a criminalidade.

- Alguns entendem que há uso exacerbado da força policial, mas no Rio de Janeiro há exacerbação do crime, que permitiu que áreas do estado fossem controladas pela criminalidade - observou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: