Expedito Júnior diz que é preciso lutar pelo constante fortalecimento do Interlegis
Da Redação | 07/11/2007, 13h36
O senador Expedito Júnior (PR-RO), em discurso nesta quarta-feira (7), durante sessão especial para comemorar o décimo aniversário do Interlegis, afirmou ser necessário lutar pelo constante fortalecimento e pela ampliação das atividades do órgão. O senador destacou também que a ocasião deve servir para uma reflexão sobre os rumos do Parlamento.
- Instância maior da representação democrática de um povo, não podemos permitir que este Congresso Nacional perca a sua condição de grande timoneiro e fiel escudeiro da democracia do Brasil. Dessa forma, ao incrementarmos e aprimorarmos a atividade legislativa, por meio de programas como o Interlegis, estamos não só contribuindo para o melhor funcionamento desse setor no Brasil, mas, sobretudo, robustecendo a nossa democracia e, sem dúvida, suas instituições brasileiras - ressaltou o senador.
Expedito Júnior afirmou que hoje é possível acompanhar a revolução na gestão legislativa que o programa Interlegis proporcionou às Câmaras Municipais e às Assembléias Legislativas, quando mais de 4,3 mil câmaras já aderiram ao programa, participando ativamente de cursos e seminários, e com o repasse de equipamentos de informática e audiovisual a 3,5 mil dessas instituições.
O senador também prestou homenagem ao idealizador do programa Interlegis, senador Antonio Carlos Magalhães, que faleceu em julho último. E observou que, como presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães logopercebeu que o Poder Legislativo, em todas as esferas, carecia de um processo de modernização.
- Antonio Carlos Magalhães ousou imaginar, naquela época, a integração entre câmaras municipais e o Congresso Nacional que qualificasse suas ações. Movido por esse ideal, não se aquietou enquanto não viu efetivado o acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que permitiu a criação do Interlegis. Tomava corpo iniciativa que viria a transformar as Casas legislativas brasileiras. Antes sem nenhuma interligação, jogadas ao deus-dará das conjunturas locais, as milhares de câmaras municipais não tinham a quem recorrer para obtenção de suporte técnico e de referência - afirmou o senador.
Expedito Júnior agradeceu o apoio dos senadores para a aprovação de projeto de resolução (PRS 42/07) de sua autoria que concede o nome de Antonio Carlos Magalhães ao auditório do Interlegis. O senador Efraim Morais (DEM-PB) também se associou às homenagens a Antonio Carlos Magalhães, destacando seu papel na criação do Interlegis.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: