Senadores do PDT querem manifestação do partido contra 3º mandato para Lula

Da Redação | 31/10/2007, 17h03

O líder do PDT, senador Jefferson Peres (AM) comunicou ao Plenário, nesta quarta-feira (31), que a bancada do partido no Senado encaminhou pedido à direção partidária para que se pronuncie contrariamente às tentativas, já concretizadas numa Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de permitir uma segunda reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cobrando mais ênfase nas manifestações de Lula contra o projeto de terceiromandato, Jefferson Peres considerou preocupante o fato de um dos autores da PEC ser amigo pessoal do presidente. Segundo ele, o temor dos senadores pedetistas é de que a iniciativa se transforme numa grande campanha, com apoio de movimentos sociais organizados, e exerça enorme pressão sobre o Congresso Nacional pela sua aprovação.

- O PDT não pode ficar alheio, omisso, em cima do muro. Esta tentativa é preocupante. Pode ser o ensaio da repetição do chavizmo no Brasil. Vai desencadear um processo de desestabilização porque vai gerar muita intranqüilidade e desconfiança em relação ao presidente da República - disse.

Jefferson Péres disse acreditar que muitos governadores poderão se aliar a proposta de um terceiro mandato para Lula para que tenham também o direito de se reelegerem pela segunda vez.

- Ainda que se submeta a PEC a referendo popular ou aplebiscito, o Congresso tem reagir contra isso. O Congresso não pode aceitar que isso prospere. É uma grave ameaça à democracia em nosso país - alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: