Agripino pede a Quintanilha para rever unificação de processos contra Renan

Da Redação | 02/10/2007, 11h48

O senador José Agripino (DEM-RN) fez apelo para que o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Leomar Quintanilha (PMDB-TO),reveja sua decisão de unificar as duas últimas representações contra o senador Renan Calheiros e também a de indicar o senador Almeida Lima (PMDB-SE) para relator dessas matérias. Agripino pediu a Quintanilha que, na falta de um regimento do Conselho de Ética do Senado, siga o regimento da Câmara dos Deputados, que veda a indicação de relator do mesmo partido que o envolvido no processo.

Agripino também afirmou que a decisão de unificar os processos deve caber ao plenário do Conselho e não ao presidente do colegiado. Para o senador, a unificação das representações é uma atitude que pode parecer "provocação", em um momento em que a Casa está muito tensa.

Na avaliação do líder do DEM, as decisões de Quintanilha poderão levar ao arquivamento das representações contra Renan. O líder do DEM disse ainda que o que se quer é que o processo de investigação se instale. Em resposta, Quintanilha disse que a decisão não teve intuito de provocação e que ele está atento às prerrogativas que o presidente tem de designar o relator, que poderá ser qualquer um dos membros do conselho.

Almeida Lima também respondeu a Agripino, afirmando que sua posição, no caso da primeira representação, não pode ser tomada como parâmetro para sua atuação como relator das duas últimas representações contra Renan. Ele ainda lembrou que a maior bancada da Casa é do PMDB e que não há impedimento, em regimento algum, contra sua indicação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: