Senado irá homenagear os 70 anos da UNE

Da Redação | 29/06/2007, 19h41

O Senado Federal prestará uma homenagem, nesta quarta-feira, (4), às 14h, à União Nacional dos Estudantes (UNE), que em agosto completa 70 anos. A sessão foi requerida pelo senador Inácio Arruda (PcdoB-CE).

A UNE foi fundada em 13 de agosto de 1937 com o objetivo de ser a entidade máxima de representação dos estudantes de ensino superior. Em suas sete décadas de existência, a entidade participou dos grandes eventos da história do país, defendendo a ruptura do Brasil com os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) em 1940 e participando do movimento que defendia a posse de João Goulart, em 1961.

A sessão plenária também irá homenagear o Centro Popular de Cultura, inspirado no Movimento de Cultura Popular de Miguel Arraes, que tinha como objetivo difundir a cultura popular e a arte regional. O centro, inaugurado no Rio de Janeiro, em 1961, foi fechado pelo regime militar em 1964.

Em 1964, por meio da Lei Suplicy de Lacerda, a UNE foi proibida de desenvolver atividades políticas, o que marcou o início de uma série de restrições impostas ao movimento estudantil pelo regime militar e forçou a entidade a operar na ilegalidade até o ano de 1979, quando se iniciou sua reconstrução. A UNE também participou do Movimento "Diretas Já", em 1984, que reivindicava eleição presidencial por voto direto.

Atualmente, a participação da UNE na política é marcada pela defesa de uma reforma universitária, reivindicando a concessão de mais recursos para assistência estudantil e a ampliação de vagas nas instituições públicas de ensino superior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: