Aprovado na CI projeto que acrescenta duas hidrovias na Bacia Amazônica

Da Redação | 31/05/2007, 14h24

A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) aprovou, nesta quinta-feira (31), em decisão terminativa, projeto que acrescenta, na relação descritiva do Sistema Hidroviário Nacional, do Plano Nacional de Viação, as hidrovias do Tapajós, Teles Pires e Juruena. O projeto (PLS 184/07) foi aprovado com 13 votos favoráveis.

As hidrovias, situadas na Bacia Amazônica, ficam na confluência dos rios Juruema e Teles Pires, na Foz do Rio Amazonas. O Rio Teles Pires, de acordo com o projeto, tem uma extensão de 725 km, e está localizado no sopé da cachoeira Oscar Miranda, no município de Sinop (MT). O Rio Juruema tem extensão de 550 km e fica na confluência com o Rio Teles Pires.

O autor da matéria é o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O relator, que deu parecer favorável com emendas, foi o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), presidente da CI. Como Perillo estava presidindo a reunião da comissão, o senador Fernando Collor (PTB-AL) foi o relator substituto.

Flexa Ribeiro justifica que o projeto é necessário porque tem aumentado significativamente o volume de cargas transportadas pelas hidrovias e o transporte fluvial é, sem dúvida, o de menor consumo de energia. Por esse motivo, segundo o senador, a implantação das hidrovias resultará em menores custos operacionais para o transporte de mercadorias e a conseqüente redução do custo-Brasil, o que possibilitará aos produtores rurais aumentarem suas receitas e ganharem novos mercados.

O autor do projeto também cita outros benefícios, tais como menor emissão de poluentes, redução do tráfego terrestre e do número de acidentes nas estradas e racionalização da economia de combustível.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: