Para Mozarildo, Amazônia não deve ser santuário intocável

Da Redação | 27/04/2007, 11h35

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) posicionou-se contra a idéia de que a Amazônia deve ser um "santuário intocável" para impedir o aquecimento global e destacou que a região possui potencial energético e deve ser explorada para proporcionar o crescimento local e do país.

- Temos energia [na região] para garantir auto-suficiência para o Brasil e minérios para saldar nossa dívida e algo mais. No entanto, nada disso é explorado sob um falso e hipócrita pretexto de preservar a natureza e certas comunidades que não pediram para serem protegidas dessa forma - disse.

Em seu pronunciamento em Plenário, nesta sexta-feira (27), ele citou artigos do jornalista Luiz Carlos Azedo, no Correio Braziliense, e do cientista político Hélio Jaguaribe, na Folha de S. Paulo sobre o tema, e criticou o documentário "Uma verdade inconveniente", do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Para Mozarildo, o filme é uma bem elaborada peça de marketing que tenta impingir uma forma de freio aos países emergentes no rumo de seu desenvolvimento.

Mozarildo lembrou declaração de Al Gore na década passada - de que a Amazônia não é do Brasil, mas sim dos países que têm responsabilidade com o controle do meio ambiente - e demonstrou temor por uma suposta internacionalização da região.

- Vamos acordar antes que a Amazônia vire um Iraque. Desculpa para invadi-la já existe - disse.

O senador condenou a posição de membros de organizações não-governamentais e de "supostos indigenistas" que, com sua atuação, acabam obtendo lucros nas reservas indígenas ou impedindo o desenvolvimento, muitas vezes contra a posição de seus moradores. Também disse ser contra a cessão de extensos limites de terra em benefício de uma população indígena ínfima, e criticou a ação do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos na delimitação da Reserva Raposa Serra do Sol, que segundo oparlamentar, foi feita com base em documentos fraudados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: