Raupp: Exército atua com coragem na defesa da Amazônia há mais de 300 anos

Da Redação | 25/04/2007, 14h24

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) - ao falar na sessão especial pelo Dia do Exército, nesta quarta-feira (25), em Plenário - destacou a atuação dessa força militar na região amazônica. Ele disse que, de forma corajosa, a corporação enfrenta há mais de 300 anos o desafio de desbravar, ocupar e defender essa região, onde estão situados mais de 50% do território nacional.

- Tudo na Amazônia é imenso: as florestas, os rios, as riquezas minerais. São 5,2 milhões de quilômetros quadrados, que abrigam a maior diversidade do planeta - observou, para acentuar a importância estratégica da região.

Raupp, que falou como líder de seu partido, citou personalidades do Exército que contribuíram para garantir a ocupação e a defesa da Amazônia, entre eles o marechal Cândido Mariano Rondon. Observou que, se essa missão ainda hoje é complexa, muito mais difícil foi no passado.

Na Amazônia, acrescentou Raupp, o Exército sempre trabalha em conjunto com a Marinha e a Aeronáutica. São as três forças que, como observou, proporcionam condições mínimas de infra-estrutura e atendimento social à população em áreas distantes, onde as condições de vida são precárias.

- Esse trabalho silencioso e constante representa uma parcela concreta da colaboração de nossa força terrestre para o desenvolvimento da Nação - reconheceu Raupp, que representa no Senado um dos estados da Amazônia.

O senador colocou em destaque ainda a figura do patrono do Exército, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, a ele atribuindo papel essencial, a seu tempo, para impedir a fragmentação social e territorial do país. Também ressaltou o engajamento da instituição em campanhas sociais em todo o país, bem como sua participação em missões de paz e de caráter humanitário das Nações Unidas, como a do Timor Leste e a do Haiti, esta última ainda em andamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: