Sibá destaca visita de presidente dos EUA ao Brasil

Da Redação | 26/02/2007, 16h54

O senador Sibá Machado (PT-AC) destacou a importância da visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao Brasil, evento diplomático que, na sua opinião, "não pode passar em brancas nuvens". Sibá avalia a vinda do presidente norte-americano ao país como uma oportunidade de se avançar nas negociações da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) - com garantia de desenvolvimento para todos, frisou - e, de quebra, fortalecer o Mercosul.

A pauta do encontro entre o presidente Bush e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode prescindir, sugeriu em seguida, da discussão sobre a inserção do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a criação do Fundo Mundial de Combate à Fome e à Sede e o fim da guerra do Iraque. Sibá defendeu ainda como pontos fundamentais a integração das populações das Américas - "não podemos ter a Alca com um muro separando os Estados Unidos do México" - e uma maior abertura comercial entre os países.

O parlamentar aplaudiu também a viabilização de uma parceria entre os Estados Unidos e o Brasil no processamento de etanol, o que levaria as duas nações a liderar a produção mundial. Segundo explicou, o Brasil entraria na empreitada com capacidade tecnológica e os Estados Unidos, financeira. Ainda nesse mesma linha, Sibá defendeu a verticalização da produção de cana-de-açúcar, lembrando que 79 novas usinas foram abertas no país a um investimento de US$ 12,2 bilhões, com ampliação da área plantada em mais de dois milhões de hectares.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: