Cristovam recebe presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior

Da Redação | 26/02/2007, 12h51

O presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), Gabriel Mário Rodrigues, apresentará propostas do setor privado para a educação universitária à Comissão de Educação nesta terça-feira (27), às 15h. A reunião será realizada com o presidente da CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), na sala da comissão.

A Abmes reúne, atualmente, em seu quadro 383 instituições de ensino superior mantenedoras e outras 572 instituições mantidas em todo o país. As mantenedoras administram os recursos financeiros das mantidas e estas cuidam somente da parte acadêmica.

Em carta endereçada a Cristovam, Gabriel Rodrigues enumera três questões que deverão ser tratadas com o senador durante o encontro: ampliação da oferta de educação superior que atenda às demandas da sociedade e às exigências do desenvolvimento nacional sustentado, com a participação do setor privado; aprimoramento do marco regulatório para a educação superior, respeitando-se as disposições constitucionais de forma a garantir a estabilidade e a coerência das regras para a expansão da oferta e para o desempenho qualitativo das instituições; e desburocratização dos processos de controle e de supervisão exercidos pelo governo, mediante aperfeiçoamento e transparência dos procedimentos de avaliação instituídos.

O presidente da entidade diz ainda na carta que os mantenedores das instituições de ensino particular superior têm a expectativa de que a CE, sob a presidência de Cristovam, acolha as proposições do setor e reitere sua disposição de colaborar na identificação e na adoção dos meios que contribuam para implementar tais medidas.

A Abmes foi criada em agosto de 1982 em Brasília, como entidade de direito privado e personalidade jurídica própria sem quaisquer finalidades lucrativas, tendo como algumas de suas finalidades postular pelos direitos e interesses das instituições associadas ou filiadas, promover estudos e propor soluções para os problemas relativos ao desenvolvimento e à qualificação do ensino superior.

De acordo com o estatuto da entidade, a Abmes também visa colaborar com os poderes públicos para o aprimoramento da Educação e da Cultura, da Ciência, da Tecnologia, do ensino, da pesquisa e da extensão nas instituições associadas, bem como proporcionar assessoramento pedagógico, técnico, administrativo e jurídico a esses centros de ensino e universidades.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: