Casagrande propõe criação de subcomissão para mudanças climáticas

Da Redação | 06/02/2007, 18h15

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), indicado para líder da bancada de seu partido, propôs nesta terça-feira (6) a criação de uma subcomissão permanente, vinculada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), para acompanhar os desdobramentos e as providências no Congresso, no Executivo e em outras instâncias nacionais e internacionais do 4º relatório da Convenção Inter-governamental sobre Mudanças Climáticas.

- O meio ambiente não é apenas preocupação de ambientalistas, capitalistas, profissionais liberais, senadores e deputados, mas de toda a sociedade - afirmou o parlamentar.

Renato Casagrande ressaltou ser necessária uma discussão permanente acerca do aquecimento global e manifestou preocupação com os resultados apontados pelo documento produzido por 2.500 cientistas de mais de 130 países, segundo o qual o aumento da temperatura do planeta é decorrente de ações do homem, com "efeitos enormes" no meio ambiente.

O senador propôs que o Brasil controle o desmatamento e a poluição e se coloque em condições de cobrar de outros países mecanismos de controle da emissão de gases que causam o efeito estufa.

- O Brasil já tem energia alternativa e combustíveis de origem vegetal - destacou o parlamentar, que pediu o apoio dos demais senadores pares para a criação da subcomissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: