Mercosul adota estratégia comum de biodiversidade

Da Redação | 29/03/2006, 12h40

Os quatro países integrantes do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - decidiram adotar uma estratégia conjunta em defesa da biodiversidade. Uma declaração nesse sentido foi apresentada na manhã desta quarta-feira (29) pelos ministros do Meio Ambiente dos sócios no bloco econômico, durante café da manhã em Curitiba, onde se realiza a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica.

O acordo envolverá uma atuação conjunta em defesa de biomas comuns, como o pampa, e de preservação das baleias e do aqüífero Guarani, grande reserva de água situada no subsolo da região. Além disso, um grupo de trabalho composto por técnicos dos ministérios iniciará um trabalho de harmonização das legislações sobre meio ambiente existentes nos quatro países do Mercosul.

- Estamos promovendo uma ação integrada regional para fortalecer o trabalho de busca das metas de conservação da biodiversidade fixadas para 2010. Agindo como um grupo, poderemos buscar sinergias no combate à perda da diversidade biológica - disse a ministra brasileira do Meio Ambiente, senadora licenciada Marina Silva, durante o café da manhã realizado em um hotel no centro de Curitiba.

A ministra considerou "proveitoso" o encontro de ministros do Meio Ambiente de todo o mundo, a ser concluído nesta quarta-feira, que ocorre paralelamente às negociações em andamento na conferência. Ela observou que diversos ministros elogiaram a implantação, no Brasil, do que a ministra chama de política "transversal" de meio ambiente, por meio da qual outros órgãos do governo interagem na implementação das diretrizes ambientais do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: