Declaração de Lula sobre independência do BC agrada Simon
Da Redação | 13/12/2005, 00h00
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) cumprimentou, nesta terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter-se manifestado favoravelmente a uma reavaliação da independência do Banco Central, conforme notícia divulgada na imprensa. O presidente, disse o senador, "está reconhecendo que há um exagero na independência do Banco Central". Simon lembrou que os jornais dizem que Lula estaria insistindo na redução dos juros, neste mês, mas o Banco Central estaria respondendo negativamente, por não querer alterar a lenta e gradual diminuição nas taxas de juros.
Simon disse ainda que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não tem autoridade para contrariar uma posição do presidente da República.
- Ele deveria estar afastado há muito tempo do Banco Central e ainda tem a coragem de discordar publicamente do presidente da República - afirmou o senador, lembrando que corre no Supremo Tribunal Federal um processo contra Meirelles.
Simon disse estranhar a autonomia do BC, que adota a postura de ser "dono da política econômica do país". O senador disse esperar que o presidente Lula não fique apenas em uma declaração contra a independência do BC, mas tome uma atitude concreta em relação a isto.
- Acredito que o presidente Lula não deve ficar apenas com uma declaração, porque fica até mal para nós, brasileiros, o presidente da República insistir para o presidente do Banco Central diminuir as taxas de juro e este dizer que não fará isso porque acha que não deve - afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: