Renan e Maciel participam de homenagem ao "Diário de Pernambuco"

Da Redação | 07/11/2005, 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta segunda-feira (7), durante o seminário que comemorou os 180 anos de fundação do jornal Diário de Pernambuco, que o periódico é um monumento à liberdade. O senador ressaltou que o jornal é o mais antigo da América Latina.

O senador Marco Maciel (PFL-PE), também presente ao evento, recordou momentos importantes da história do Diário de Pernambuco e destacou os nomes de alguns de seus colaboradores, citando Castro Alves, Joaquim Nabuco e Gilberto Freire. O senador afirmou que o jornal desempenhou um papel importante em vários momentos da história do país, sobretudo durante a campanha pela abolição dos escravos.

O parlamentar pernambucano também comentou a importância da imprensa livre para a democracia, dizendo que uma não existe sem a outra. Ele observou que, entre as várias funções desempenhadas pelos meios de comunicação, a elevação do nível de coesão social é um dos mais importantes, principalmente num país de dimensões continentais como o Brasil.

O Diário de Pernambuco foi fundado em 1825 por Antonino José de Miranda Falcão, tipógrafo que teria trabalhado com frei Caneca no jornal Typhis Pernambucano. Esse jornal divulgava idéias liberais e influenciou a rebelião que, em 1824, tentou criar, em Pernambuco e outros estados do Nordeste, uma república independente, a Confederação do Equador. O Diário de Pernambuco mudou de dono algumas vezes, sendo adquirido por Assis Chateaubriand em 1931, passando a integrar o grupo dos Diários Associados, do qual ainda faz parte.

Também participaram do seminário o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, o presidente dos Diários Associados de Pernambuco, Joezil Barros, diretor dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, Josemar Gimenez, os ministros Francisco Falcão e César Asford Rocha, do STJ e outras autoridades.

(Moisés Nazario)

Renan ressalta importância da imprensa livre

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: