Quintanilha alerta para mudanças climáticas

Da Redação | 31/10/2005, 00h00

O senador Leomar Quintanilha (PC do B-TO) alertou para as mudanças climáticas que têm atingido de maneira inusitada o Brasil. Ele assinalou que regiões historicamente ligadas à seca, passaram a sofrer com enchentes provocadas por chuvas torrenciais; regiões que lutavam contra enchentes ou que nunca tiveram problemas com água, passaram a enfrentar períodos de seca e ciclones.

- Temos assistido a reações violentas da natureza, destruindo cidades, vidas e patrimônios - afirmou.

Quintanilha citou estudos feitos por cientistas americanos que, nos últimos 35 anos, acompanharam as temporadas de furacões. Segundo o senador, os estudos apontam relações de causa e efeito no aumento no número de furacões, que têm sido cada vez maiores e mais fortes, ligadas ao aquecimento global e, no caso do Brasil, à devastação da Amazônia.

O senador também rejeitou a crença de alguns cientistas de que o projeto de lei de gestão de floretas - já aprovado pelo Senado e tramitando na Câmara dos Deputados - aumentará a devastação da Amazônia. Para Quintanilha, o projeto de lei tem uma outra leitura, pois a exploração das florestas será regulamentada e fiscalizada.

- Nós estamos dando uma basta nessa atividade predatória das florestas públicas da Amazônia - avaliou.

Quintanilha ainda anunciou que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), aprovou um requerimento de convite aos governadores dos estados da Amazônia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para discutir as alterações climáticas no Brasil.

A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) destacou a importância dos debates para esclarecer o projeto de lei de gestão de florestas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: