Paim pede política mais ousada em defesa do idoso

Da Redação | 30/09/2005, 00h00

O Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente em 1º de outubro, foi lembrado da tribuna, nesta sexta-feira (30), pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Ele voltou a pedir a adoção de uma política mais ousada que tenha por meta atender e dar mais proteção à faixa da população que se encontra na terceira idade que, observou, já representa 20% do total de brasileiros.

Apesar de deixar claro que o Estatuto do Idoso - proposta de sua autoria e que está em vigor desde o ano passado - representa um largo passo na busca de melhores dias para os mais velhos,Paim reconheceu que ainda há muito que fazer para que os idosos alcancem a plena cidadania.

Entre as principais reivindicações defendidas pelo senador, além de melhores salários e aposentadorias justas, destaca-se a criação de programas destinados a garantir aos idosos moradia digna, saúde, lazer e valorização profissional.

Greve


No mesmo discurso, Paim voltou a pedir ao Ministério da Educação que reabra as negociações com o comando nacional de greve dos trabalhadores das universidades federais, a fim de que se encontre rápida solução para o fim do movimento. Paim reconheceu que "a paralisação é legítima" e lembrou que a adesão à greve conta com apoio de 40 instituições.

A categoria reivindica, entre outras medidas, reajuste salarial de 18%, imediata abertura da discussão em torno da carreira única e realização de concursos públicos para reposição de vagas, conforme registrou Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: