Renan diz que eleição de Aldo Rebelo "foi a vitória da serenidade"

Da Redação | 28/09/2005, 00h00

Ao final da eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, disse que agora começa o resgate definitivo da imagem daquela Casa. Para ele, a eleição de Aldo Rebelo "foi a vitória da serenidade e da democracia". Ele observou que os partidos políticos, mesmo com posições conflitantes, conseguiram concluir a eleição, salientando que o relacionamento entre as duas Casas será o melhor possível.

Renan que, como presidente do Senado tem entre suas atribuições a presidência das sessões conjuntas do Congresso Nacional, disse que esperava de ver na Presidência da Câmara dos Deputados "alguém que significasse o bom senso e o equilíbrio", acrescentando que a vitória do Aldo Rebelo "foi, sobretudo, a vitória da instituição".

O presidente do Senado disse que o fato de ter sido eleito um candidato apoiado pelo governo não significa que exista uma "operação pizza". Ele assinalou que o Congresso sabe que a única maneira de resgatar o respeito, a confiança e a credibilidade da população é avançando nas investigações que estão sendo feitas pelas várias comissões parlamentares de inquérito.

Para Renan, a vitória de Rebelo por poucos votos não vai atrapalhar a tramitação de matérias importantes na Câmara. Ele lembrou que o ex-presidente da Casa Severino Cavalcanti ganhou por uma grande diferença, mas isso não evitou que o Congresso vivesse momentos dramáticos de instabilidade.

Renan disse ainda que o PMDB participou desde o primeiro momento da construção da vitória de Rebelo, acrescentando que a atuação do partido foi decisiva para o resultado das eleições.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: