Paim comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência

Da Redação | 21/09/2005, 00h00

O senador Paulo Paim (PT-RS) celebrou nesta quarta-feira (21) o primeiro Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. A data comemorativa foi criada por projeto de lei de sua autoria. Em seu discurso, o senador abordou a luta pela inclusão social e pelo fim da discriminação dos portadores de deficiência.

- As pessoas com deficiência tendem a ser excluídas da vida social, econômica e política da comunidade - explicou o senador, argumentando que a falta de políticas públicas voltadas para esse público prejudica toda a sociedade.

O representante do Rio Grande do Sul sugeriu, como políticas de inclusão, a criação de condições arquitetônicas e de transporte favoráveis ao livre deslocamento dos portadores de deficiência, além do incentivo à solidariedade familiar e a eliminação do preconceito.

O senador relatou a história de um de seus assessores, que tem deficiência visual, o qual perdeu a visão gradativamente ao longo da juventude mas, apesar disso, trabalha, estuda e exerce normalmente várias atividades.

Paim informou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta a existência de 14,5% de portadores de deficiência no Brasil.

Em aparte, o senador Mão Santa lembrou que Franklin Delano Roosevelt, que foi presidente dos Estados Unidos por quatro mandatos, e Paulo de Tarso Flecha de Lima, embaixador do Brasil nos Estados Unidos durante muitos anos, eram portadores de deficiência.

Azeredo comemora avanços dos direitos dos "novos cidadãos"

Flávio Arns entrega manifesto de deficientes a Renan

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: