Azeredo comemora avanços dos direitos dos "novos cidadãos"

Da Redação | 21/09/2005, 00h00

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) conclamou os colegas do Senado a refletir sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, comemorado nesta quarta-feira (21). Ele apontou os avanços da sociedade brasileira nessa área, destacando as iniciativas da Casa, mas ressalvou que ainda há muito por fazer em prol dos portadores de deficiência, a quem chamou de "novos cidadãos".

- Fazer valer os direitos das pessoas portadoras de deficiências tem representado uma luta pelo avanço dos direitos humanos e democráticos. Essas pessoas têm condições reais de se integrarem à vida social e de participarem de atividades produtivas - argumentou.

Eduardo Azeredo recordou iniciativas tomadas durante sua gestão como prefeito de Belo Horizonte e governador de Minas Gerais. Ele relatou a implantação de escolas especiais e o apoio financeiro a entidades beneficentes dedicadas ao atendimento de portadores de deficiência.

O senador também destacou as providências tomadas pelo Senado Federal, que recentemente criou uma subcomissão dedicada a esse tema, além de implantar medidas para facilitar a acessibilidade dos portadores de deficiência e de distribuir impressos contendo a legislação referente a esse tema. Azeredo também anunciou a realização do seminário Acessibilidade: Passaporte para a Cidadania que ocorrerá entre os dias 17 e 23 de outubro.

Em aparte, o senador Marco Maciel (PFL-PE) concordou que há avanços progressivos no Brasil no tratamento da questão dos portadores de deficiência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: