ACM propõe moção de saudade a Juracy Magalhães

Da Redação | 03/08/2005, 00h00

O senador Antonio Carlos Magalhães apresentou nesta quarta-feira (3) uma moção de saudade à figura do senador Juracy Magalhães, a ser encaminhada ao governo da Bahia e aos familiares do ex-senador. O senador lembrou as diversas funções que Juracy Magalhães ocupou na administração pública: presidente da Petrobras, da Vale do Rio Doce, Ministro da Justiça e das Relações Exteriores no governo Castello Branco (1959 a 1963); além de ter ocupado o posto de embaixador do Brasil em Washington e representante das Forças Armadas do Brasil também em Washington.

- Juracy teve uma vida dedicada à Bahia e ao Brasil e foi obstinado em sua luta como principal líder político do estado - disse.

Antonio Carlos lembrou que teve divergências com Juracy Magalhães, mas aplaudia sua figura de homem público, que chegou à Bahia aos 26 anos e, como tenente, enfrentou a oposição dos políticos mais antigos.

O senador afirmou que Juracy Magalhães foi um estadista de grande coragem por ter enfrentado inúmeros percalços na Revolução de 30 e renunciado ao cargo de governador para não servir ao Estado Novo.

- Embora tenha desaparecido há cinco anos, Juracy continua vivo na memória de seus amigos e inimigos - disse o senador.

Antonio Carlos recordou ainda que Juracy Magalhães presidiu a Comissão de Economia do Senado Federal. O presidente Renan Calheiros fez coro ao discurso de Antonio Carlos e lembrou que, em 2006, será comemorado o centenário de seu nascimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: