Paim comemora criação do Dia de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência
Da Redação | 19/07/2005, 00h00
- Esse ano, nós conseguimos aprovar o dia da pessoa com deficiência e há a esperança de que o estatuto seja aprovado e sancionado no dia 21 de setembro, numa homenagem aos brasileiros que possuem algum tipo de deficiência - disse o senador, que é também o autor do projeto do estatuto.
De acordo Paim, existem no Brasil cerca 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Ele elogiou a abordagem do problema em novelas de TV, como ocorre agora com novela da TV Globo, afirmando que ações desse tipo ajudam a sociedade a entender que tais cidadãos, quando incluídos no dia-a-dia, interagem de forma quase idêntica aqueles que não apresentam nenhuma deficiência.
Paim afirmou ainda que a Marcha Zumbi+10 - movimento em homenagem aos 310 anos de Zumbi dos Palmares - será realizada em novembro. Ele informou que na próxima quinta-feira (21), às 15h, uma reunião em seu gabinete com lideranças do movimento de igualdade racial de todo o país definirá os detalhes finais da marcha.
Salário mínimo
Paulo Paim disse estar esperançoso com a proposta do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, de antecipar a data-base do salário mínimo de maio para 1º de janeiro, idéia que vem sendo discutida há bastante tempo no Congresso, segundo o senador. Na avaliação do senador, o entendimento resultante dos debates que vêm sendo feitos é que o orçamento é que deve definir o valor do salário mínimo devido ao impacto na Previdência Social.
O senador os benefícios dos aposentados e pensionistas que têm o mesmo percentual de reajuste concedido ao salário mínimo também devem ser reajustados em 1º de janeiro.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: