Governo se mobiliza para votar LDO na terça, enfrentando oposições

Da Redação | 06/07/2005, 00h00

Os partidos da base aliada do governo decidiram tentar a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2006 na terça-feira (12), depois de frustrada nesta quarta (6) uma reunião com líderes partidários na Comissão de Orçamento para um entendimento sobre o projeto.

Os oposicionistas informaram que concordam com o relatório do deputado Gilmar Machado (PT-MG), mas não aceitam que o Congresso pare de funcionar em julho por causa da crise política. "O país não aceita isso", resumiu o senador Heráclito Fortes (PFL-PI). Pela Constituição, o Congresso só pode entrar em recesso depois de votar a LDO. Sem isso, os plenários do Senado e da Câmara e suas comissões devem continuar funcionando normalmente.

A base governista tem maioria na Comissão de Orçamento, o que lhe oferece condições de aprovar a LDO, mesmo com obstrução dos oposicionistas e a chamada bancada ruralista. Os ruralistas vêm obstruindo a votação da LDO sob o argumento de que o governo não está cumprindo o que prometeu aos agricultores durante o recente "tratoraço", em Brasília.

Como resultado, líderes do PT, PMDB e outros partidos aliados estão convocando todos seus deputados e senadores na Comissão de Orçamento para que garantam a votação, na terça (12). A Comissão tem 21 senadores e 63 deputados e, para que haja votação, têm de permanecer na reunião no mínimo a metade destes parlamentares. O relator da LDO, deputado Gilmar Machado (PT-MG), informou que os líderes da base governista prometeram mobilizar seus parlamentares para a votação. Se aprovada na Comissão de Orçamento, a proposta ainda terá a seguir que ser submetida a votação do Congresso.

Gilmar Machado tem argumentado com os líderes partidários que o atraso na votação da LDO está prejudicando o Executivo, que vem trabalhando na feitura do projeto de orçamento para 2006, o qual deve ser remetido ao Congresso até o último dia de agosto.  A LDO contém centenas de normas que orientam a elaboração do orçamento.

Governo garante que não vai vetar ajuste anticíclico da LDO 

PFL só vota LDO no final de julho, diz Heráclito

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: