Educação é a base de tudo, diz Leomar Quintanilha

Da Redação | 18/03/2005, 00h00

Para que o país alcance a plena democracia e cresça de modo sustentável é necessário que a educação tenha prioridade, com destaque para o ensino fundamental de qualidade, disse nesta sexta-feira (18) o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

 Ele reconheceu que nos últimos 20 anos, com a redemocratização do país, houve, de fato, o fortalecimento das instituições democráticas, mas os sucessivos governos pecaram por não dar prioridade à cidadania.

- É chegada a hora de a educação ser prioridade nacional. E isso só poderá ser possível caso haja uma decisão política de governo - alertou Leomar Quitanilha, para quem o ensino fundamental é a base de tudo, o alicerce para a formação do cidadão. Ele defendeu também a ampliação dos cursos técnicos.

Educação com qualidade, no entender do senador, começa pela valorização do professor, com pagamento de salários justos, qualificação e reciclagem profissional. Quer dizer: o professor tem que ter tratamento especial para que possa levar à frente "a nobre missão de lecionar".

Por isso, Leomar Quintanilha lamentou a baixa qualidade do ensino em todo o país. No seu estado, o Tocantins, conforme salientou, a situação não é diferente. Os cursos fundamental e médio deixam a desejar, "prejudicando toda uma juventude".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: