Maguito diz que criação do Estado palestino é condição para a paz

Da Redação | 24/11/2004, 00h00

"A solução para a crise no Oriente Médio passa, necessariamente, pela criação do Estado palestino, como determinou a Resolução nº 181 da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1947." A opinião foi transmitida na tarde desta quarta-feira (24) pelo senador Maguito Vilela (PMDB-GO), durante a homenagem ao líder da causa palestina, Yasser Arafat, que morreu no último dia 11, aos 75 anos.

Na avaliação do senador por Goiás, além da necessidade de ambas as partes aceitarem fazer concessões para que a paz possa ser alcançada, é preciso também uma interferência das grandes nações do mundo, especialmente dos Estados Unidos, para a solução do conflito. Ele comentou que uma das medidas indispensáveis é a retirada das colônias israelenses dos territórios ocupados.

Para Maguito Vilela, a morte de Yasser Arafat poderá implicar avanços nas negociações para a implantação do Estado palestino. O senador opinou que os israelenses radicais que se recusavam a discutir com o líder não poderão mais utilizar esta desculpa para evitar a busca de um acordo. Ele completou que, mesmo na sua morte, Yasser Arafat abriu um novo caminho para a paz no Oriente Médio.

- Radical em seus primeiros anos como líder de um povo, Yasser Arafat soube se reinventar, tornando-se um estadista respeitado em todo o mundo. Mais do que isso: nos momentos de grandes conflitos, ele teve a coragem de enfrentar os fundamentalistas e renunciar ao terror como uma forma de lutar pela independência do seu povo, reconhecendo a existência do Estado de Israel e abrindo os primeiros canais para a paz - afirmou Maguito Vilela.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: