Saturnino quer venda da Embratel sob exame da CVM e da Anatel

Da Redação | 23/03/2004, 00h00

O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) sustentou da tribuna que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se pronunciem sobre a venda da Embratel para a mexicana Telmex, do milionário Carlos Slim. A Embratel é controlada pela norte-americana MCI.

Para Saturnino, é no mínimo uma "situação estranha" a venda da empresa por um valor menor que a proposta dos grandes grupos de telefonia fixa que operam no Brasil - eles formaram uma terceira empresa, de nome Geodex.

- A Embratel opera um canal exclusivo das Forças Armadas brasileiras. Por isso, não se pode deixar que as decisões da empresas venham a ser tomadas em Nova York ou outra cidade não-brasileira - disse.

Saturnino afirmou ainda que os acionistas minoritários da Embratel podem ter sido lesados na negociação. Fora isso, continuou, uma empresa do empresário mexicano Carlos Slim teria feito uma operação ruinosa com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Tudo isso tem de ser levado em conta para a venda da Embratel", opinou. Saturnino opinou que os senadores deveriam se interessar pelo assunto, promovendo discussões sobre o setor de telecomunicações.

A falta de acordo entre os partidos, que vem inviabilizando a votação de 13 medidas provisórias no Senado, foi lamentada por senador. Ele citou o conteúdo de algumas MPs, justificando a necessidade de sua rápida votação. Uma delas, explicou, trata do arrendamento residencial, que poderá revitalizar a construção civil e reduzir o déficit habitacional do país.

- Não podemos mais passar para o país essa imagem de paralisia do Senado. Temos de chegar a acordo para votação dessas medidas provisórias - defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: