Virgílio defende Eduardo Azeredo: "É um homem honrado que quer se defender"

Da Redação | 02/12/2003, 00h00

O senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, defendeu da tribuna o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), acusado pela Procuradoria Geral de Belo Horizonte de improbidade administrativa por fato ocorrido à época em que foi governador de Minas Gerais. Ele informou que Azeredo apresentou protocolo à Procuradoria para que prestasse antes qualquer esclarecimento, -mas não foi ouvido-.

- O senador Eduardo Azeredo é um homem honrado, indignado por ver sua honra ser ferida deste jeito. Ele quer se defender, quer pressa no julgamento, para que não restem dúvidas sobre sua conduta - afirmou Arthur Virgílio.

O líder do PSDB explicou que a suposta improbidade teria acontecido por não ter existido uma licitação ou contrato administrativo à época em que foi governador de Minas Gerais. No entanto, observou, -o fato real é que houve um patrocínio por parte de duas empresas estatais de três eventos esportivos, o principal deles o Enduro da Independência, que se realiza anualmente e com a participação internacional-.

- Para patrocínio não há exigência legal de licitação. Além disso, Eduardo Azeredo era o governador, e não o ordenador de despesas de patrocínios - ponderou.

Arthur Virgílio criticou o -comportamento antiético- da assessoria de comunicação da Procuradoria Geral da República que, por telefonemas, -incitou os órgãos da imprensa para que acessassem o site da Procuradoria sobre o assunto, mantendo a busca de holofotes-. O senador disse que mantém seu -maior respeito pelo procurador-geral Cláudio Fonteles-, mas -neste caso há um equívoco do Ministério Público-.

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo se disse indignado e que continua acreditando -no importante papel que tem o Ministério Público-. Entretanto, considera que o órgão -está saindo da sua linha- ao acolher denúncias -baseado apenas em suposições e na busca de holofotes-.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: