Raupp pede início das obras do gasoduto Urucu-Porto Velho

Da Redação | 18/09/2003, 00h00

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) fez um apelo nesta quinta-feira (18) para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério Público Federal cumpram a decisão do desembargador federal Antonio Ezequiel, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que permite as obras do Gasoduto Urucu-Porto Velho, em Rondônia.

Raupp explicou que o Ibama havia dado licença prévia ao empreendimento da Petrobras Gás (Gaspetro) em agosto de 2002, mas em outubro do mesmo ano ela foi suspensa por decisão do juiz federal Boaventura João Andrade, da 4ª Vara do Amazonas. Agora, completou o senador, o desembargador federal Antonio Ezequiel concedeu suspensivo parcial da liminar que impedia a continuidade da obra.

De acordo com o senador, as obras paradas provocam prejuízos financeiros e ambientais.

- São milhões de dólares já apropriados pela Gaspetro que estão tendo uso postergado, em prejuízo de todos - observou o senador.

Raupp salientou ainda que, enquanto o combustível limpo e menos oneroso não chega a Porto Velho, a termoelétrica ali instalada utiliza 1 milhão de litros de óleo diesel por dia para ser movimentada, causando grande poluição atmosférica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: