Suassuna pede agilidade na votação de acordos para compra de satélites

Da Redação | 02/07/2003, 00h00

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) pediu maior agilidade na votação de acordos nacionais que permitem a aquisição de novos satélites e também cobrou do governo a garantia da liberação de verbas do Orçamento para a compra destes satélites. Preocupado com a possibilidade de ocorrer um colapso no sistema de comunicações do país, ele reuniu-se nesta terça-feira (1º) com representantes dos ministérios da Defesa e Comunicações e das Forças Armadas para discutir o assunto.

Segundo o senador pela Paraíba, o único satélite que pertence ao Brasil deverá sair de órbita nos próximos meses. Caso isto ocorra antes que o país envie um outro satélite ao espaço, explicou, todo o sistema de comunicações poderá sofrer um colapso. Suassuna participou recentemente da comitiva do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, que visitou a Ucrânia para a assinatura de um tratado de cooperação entre os dois países, onde o tema foi tratado.

Além de evitar um colapso nas telecomunicações, a aquisição de novos satélites, informou o senador, seria útil para garantir a segurança nacional e a monitoração de áreas menos povoadas, como a Amazônia. Ney Suassuna também explicou que o único satélite brasileiro em órbita foi vendido junto com a Embratel a grupos estrangeiros.

- As informações sigilosas do Brasil não estão mais sob o controle do governo federal, mas sim de grupos privados estrangeiros, o que é uma barbaridade. Onde fica a soberania nacional? - indagou Suassuna.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: