Projeto destina R$ 373 milhões para manutenção de embaixadas no exterior

Da Redação | 02/09/2002, 00h00

A proposta de orçamento para 2003 apresentada pelo Executivo prevê gastos da ordem de R$ 373 milhões para a manutenção das embaixadas brasileiras no exterior. O programa básico do Ministério das Relações Exteriores objetiva dar suporte à representação do Brasil e à negociação de interesses brasileiros perante Estados estrangeiros e organismos internacionais, com especial ênfase na dinamização das exportações brasileiras.

O documento destaca a participação do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC), organismo responsável pela regulamentação e fiscalização do comércio internacional. Os representantes brasileiros têm questionado práticas protecionistas adotadas à guisa de política anti-dumping e lutado pelo fim das barreiras à venda de produtos agrícolas e siderúrgicos nacionais. Um segundo ponto relevante que tem sido discutido na OMC diz respeito à política de subsídios dos governos dos principais países fabricantes de aviões, um tema de comércio exterior particularmente importante para o Brasil.

Segundo o documento do governo, a diplomacia brasileira trabalha para a inserção positiva do Brasil na economia globalizada, participando nos principais foros internacionais de negociação, tais como o Mercosul, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), a União Européia, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), além da OMC.

A proposta do governo ressalta que os diplomatas brasileiros, nos seus postos de representação, desenvolvem atividades de natureza diplomática e consular em seus aspectos de representação, negociação, informação e proteção dos interesses brasileiros na arena internacional, mantendo o governo brasileiro informado sobre a evolução político-econômica internacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: