Personalidades femininas recebem Diploma Bertha Lutz
Da Redação | 12/03/2002, 00h00
Será entregue, durante a sessão plenária do Senado desta quarta-feira (13), o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. As agraciadas, personalidades femininas que tenham contribuído com a defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero, são a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP); a desembargadora do Rio Grande do Sul Maria Berenice Dias; a secretária municipal de Fortaleza Maria Isabel Lopes; a socióloga e professora de São Paulo Heleieth Bongiovani Saffioti; e a advogada Herilda Balduíno de Sousa, moradora do Distrito Federal.
O Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz foi instituído em 2001 a partir de proposta da senadora Emilia Fernandes (PT-RS). As premiadas são escolhidas por conselho formado por representantes dos partidos com assento no Senado, atualmente presidido pela senadora Emilia Fernandes e integrado pelos senadores José Alencar (PL-MG) (vice-presidente), Ademir Andrade (PSB-PA), Marluce Pinto (PMDB-RR), Maria do Carmo Alves (PFL-SE), Ricardo Santos (PSDB-ES) e Wellington Roberto (PTB-PB).
Nascida em 1894, Bertha Lutz foi uma das pioneiras na defesa dos direitos da mulher no Brasil, tendo adotado, no início do século passado, a causa do voto feminino. Foi deputada federal (1936), lutando pelos direitos trabalhistas da mulher e do menor. Bióloga de profissão, formada pela Sorbonne, trabalhou com pesquisadora do Museu Nacional por mais de 40 anos. Bertha faleceu em 1976.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: