Sebastião Rocha pede maior atenção aos idosos

Da Redação | 27/09/2001, 00h00

O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) disse ser chegado o momento de o governo dar uma melhor qualidade de vida aos cerca de 14 milhões de idosos brasileiros, mediante a adoção de uma série de medidas destinadas a garantir à terceira idade justiça social e econômica, acesso à cultura, ao turismo, ao lazer, ao emprego e à moradia.

Sebastião Rocha registrou a passagem do Dia do Ancião nesta quinta-feira (dia 27), e defendeu a aprovação do Estatuto do Idoso, que tem por objetivo valorizar e dar melhores condições de vida ao pessoal da terceira idade. Com a aprovação do estatuto, observou, os idosos passariam a ter um forte instrumento de defesa dos seus interesses.

Sebastião Rocha, que faz parte da Subcomissão do Idoso, criada no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), lembrou que o colegiado já vem fazendo a sua parte no intuito de melhorar as condições de vida dos que têm mais de 60 anos de idade. Como exemplo, informou que a subcomissão está lutando para que o Senado aprove projeto que cria clínicas geriátricas em todos os hospitais públicos brasileiros.

O senador também defendeu a aprovação, pelo Senado, do projeto que estabelece a meia entrada para os idosos em espetáculos artísticos, culturais e esportivos, bem como o que concede 50% de desconto nas passagens aéreas, rodoviárias, marítimas e ferroviárias. Com esses descontos, salientou, o turismo interno seria diretamente beneficiado, com a conseqüente geração de emprego e de renda.

Sebastião Rocha adiantou que a Subcomissão do Idoso vai iniciar em outubro uma série de viagens pelo país, com o objetivo de ouvir as pessoas da terceira idade para recolher subsídios para o Estatuto do Idoso. O primeiro estado a ser visitado, informou, será o do Tocantins.

O senador Maguito Vilela (PMDB-GO), em aparte, apoiou o discurso de Rocha e defendeu a venda de remédios mais baratos para os idosos, principalmente os de baixa renda. O senador Geraldo Cândido (PT-RJ), também em aparte, observou que os idosos, bem como a população como um todo, só terão melhores condições de vida quando o salário mínimo for digno..

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: