Luiz Pontes registra eleição de padre Cícero como cearense do século 20

Da Redação | 01/06/2001, 00h00

O senador Luiz Pontes (PSDB-CE) registrou a escolha do padre Cícero Romão Batista como o cearense do século 20, em eleição promovida pela TV Verdes Mares da qual participaram mais de 1,6 milhão de pessoas. Padre Cícero, informou o senador, recebeu quase um milhão de votos - 38% do total.

Luiz Pontes fez um relato da história de padre Cícero, desde o seu nascimento, na cidade do Crato, em 1844, até sua morte, em 1934, lembrando os milagres que protagonizou e as dificuldades que enfrentou em decorrência disto, que levaram à suspensão de suas ordens sacerdotais. Mesmo sem poder exercer o sacerdócio, recordou o senador, padre Cícero continuou a atender, em sua casa, os romeiros que o procuravam, transformando-se no "padrinho de todos".

Padre Cícero, destacou Luiz Pontes, extrapolou os limites de sua ação como pastor, tendo contribuído para a educação do seu povo dando aulas particulares e financiando a construção de escolas. Elegendo-se o primeiro prefeito de Juazeiro, quando o município se emancipou, padre Cícero teve também influência no desenvolvimento da agricultura, incentivando o cultivo da mandioca, da cana de açúcar e da pecuária, promovendo a introdução do gado zebu e da indústria e do comércio, estimulando o surgimento de novas empresas que aceleram o crescimento de Juazeiro e da região do Cariri, disse o senador.

- Com muita justiça, o povo cearense escolheu o padre Cícero como o símbolo de uma época, expoente maior das características de uma gente que sofre, que vive sob o rigor das intempéries, que tem sido relegada ao segundo pleno de muitas das decisões nacionais, mas que tem a esperança de um tempo novo, alimentando essa resistência heróica na fé inabalável de seu mito, de seu santo - afirmou o parlamentar.

Luiz Pontes informou que o segundo colocado na escolha do povo cearense foi o industrial Edson Queiroz, natural de Cascavel, que construiu um dos mais sólidos grupos empresariais do Ceará e do Brasil, o Sistema Verdes Mares.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: