ACM E TEMER INAUGURAM CENTRO DE RÁDIO E TV DO CONGRESSO

Da Redação | 12/12/2000, 00h00

O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, inaugurou na manhã desta terça-feira (dia 12), ao lado do presidente da Câmara, deputado Michel Temer, o Centro de Transmissão de Rádio e Televisão das duas Casas do Congresso Nacional, que passam a operar seus respectivos sinais de TV em canal aberto, na faixa de UHF. Por esse sistema, a TV Senado será sintonizada no canal 51 e TV Câmara no canal 27 pelos moradores do Distrito Federal, proporcionando, num primeiro momento, o acesso de dois milhões de telespectadores aos trabalhos dos senadores e deputados.

Numa segunda etapa, o acesso às redes de TV do Congresso será ampliado, pois mais de 500 municípios brasileiros já manifestaram interesse em fazer convênios com o Senado e a Câmara para acessar esses sinais por meio de retransmissoras.

Situado no km 0,6 da DF-0l Sul, próximo ao Posto Colorado, após o Lago Norte, em Brasília, o Centro de Transmissão de Rádio e Televisão do Senado e da Câmara conta com uma potente antena e dois conjuntos de transmissores, um para cada Casa do Congresso, bem como instalações para suporte e manutenção das atividades.

Enquanto os convênios com câmaras municipais e prefeituras não forem assinados, os telespectadores poderão continuar acompanhando os trabalhos do Congresso por meio de canais a cabo e antenas parabólicas. O conjunto de possibilidades de acesso torna a TV Senado disponível, atualmente, para 44 milhões de telespectadores, destacou Antonio Carlos Magalhães em seu pronunciamento.

- Não temos nenhum receio de afirmar que a democracia do Brasil tornou-se mais participativa a partir do advento dos veículos de comunicação próprios do Congresso, das assembléias legislativas e câmaras municipais - observou o presidente do Senado.

O senador lembrou que, em 1995, a Mesa Diretora, presidida pelo senador José Sarney, decidiu criar seus próprios veículos de comunicação de massa, optando por estabelecer, a médio prazo, um relacionamento direto com os brasileiros. Ele explicou que os parlamentares, em vez de se contentarem com as versões da imprensa sobre seu trabalho, "nem sempre isentas", preferiram mostrar o que fazem sem intermediários. Antonio Carlos ressaltou respeitar "a liberdade de crítica e a liberdade de imprensa", mas observou que é obrigação dos senadores e deputados prestar contas do trabalho que realizam.

A partir dessa decisão, acrescentou, foram criados a Agência Senado de Notícias, o Jornal do Senado, a TV Senado e a Rádio Senado, bem como valorizado o trabalho da área de Relações Públicas e desenvolvido um canal de comunicação direta entre os eleitores e seus representantes, por meio de um serviço 0800. O senador Antonio Carlos Magalhães destacou, de público, o trabalho desenvolvido pelo jornalista Fernando César Mesquita, Secretário de Comunicação do Senado.

Antonio Carlos lembrou que durante os quatro anos em que presidiu o Senado a Mesa Diretora "cuidou com carinho da consolidação de cada um desses veículos". A Rádio e a TV Senado, acrescentou, passaram a transmitir para todo o país durante 24 horas, o Jornal do Senado elevou sua tiragem de 3 mil para os atuais 45 mil exemplares, e a Agência Senado de Notícias tornou-se completamente acessível aos veículos de comunicação em qualquer ponto do país.

A partir de janeiro próximo, segundo informou o presidente do Senado, a Rádio Senado estará operando também em ondas curtas nas regiões Norte, Nordeste e em boa parte da região Centro-Oeste. O senador anunciou, ainda, que antes do encerramento de sua gestão no Senado vai inaugurar a operação da Rádio Senado em ondas médias. Antonio Carlos agradeceu a colaboração da Embratel para o desenvolvimento do sistema de comunicação do Congresso Nacional. O presidente da Embratel Participações, Dílio Sérgio Penedo, participou da solenidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: