PSDB DIVULGA NOTA SOBRE ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DO SENADO

Da Redação | 01/12/2000, 00h00

O PSDB divulgou na tarde desta sexta-feira (dia 1°) nota declarando que o partido apoiará o candidato que o PMDB indicar para a Presidência do Senado. A nota explicita que o PSDB não pretende lançar candidatura própria ao cargo por respeito ao princípio de que a maior bancada é que tem o direito à indicação. Por isso, o PSDB diz que mantém o nome do deputado Aécio Neves como candidato à presidência da Câmara. A seguir, transcrevemos a íntegra da nota, que é assinada pelo presidente do partido, senador Teotonio Vilela Filho e pelo secretário-geral, deputado Márcio Fortes:

"A Direção Nacional do PSDB esclarece que mantém inalterada sua decisão de apoiar a candidatura do senador que o PMDB vier a indicar para a presidência do Senado Federal.

Conforme decisão anterior do Partido e de suas bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado, o PSDB apresentou a candidatura de seu líder na Câmara, deputado Aécio Neves, à Presidência dessa Casa, baseando-se no princípio de que a escolha prioritária para aquele cargo cabe à bancada mais numerosa no ano legislativo que antecede a escolha da nova Mesa. Esse preceito é compartilhado por outras legendas, que distinguiram o PSDB com seu apoio, como é o caso do PMDB, do PTB e do PPS.

O mesmo princípio se aplica ao processo de indicação do futuro presidente do Senado Federal, razão pela qual o PSDB não poderia deixar de apoiar a escolha de um parlamentar do PMDB, bancada senatorial mais numerosa.

O PSDB respeita a norma vigente para a escolha dos presidentes das duas Casas do Legislativo e anuncia, em reiteradas ocasiões, sua decisão de retribuir os apoios manifestados à candidatura de Aécio Neves. Não apresentará, portanto, uma candidatura própria à Presidência do Senado Federal".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: