JÚLIO EDUARDO COBRA POSIÇÃO DO GOVERNO SOBRE EFEITO ESTUFA

Da Redação | 10/11/2000, 00h00

O senador Júlio Eduardo (PV-AC) cobrou do governo federal uma posição mais clara sobre o desmatamento e o efeito estufa. O senador lamentou que o presidente Fernando Henrique Cardoso não tenha tocado no assunto ao participar, nesta quinta-feira (dia 9), de um fórum no Itamaraty sobre mudanças climáticas. Júlio Eduardo informou que, anualmente, 20 mil quilômetros quadrados são desmatados no Brasil, e que esta é a principal fonte emissora de gases causadores do efeito estufa no país. Júlio Eduardo lembrou que os países do chamado primeiro mundo são responsáveis por 80% da emissão de gases, sendo que os Estados Unidos sozinhos respondem por 25% do total.

O senador considera fundamental uma tomada de posição do Brasil diante do problema, principalmente durante a reunião da próxima semana em Haia, na Holanda, em que estarão em debate os chamados meios de desenvolvimento limpo (MDL). Júlio Eduardo acha que as florestas devem ser consideradas um dos mecanismos limpos, porque a conferência sobre MDL inclui a busca de ajuda econômica aos países pobres.

Com a regulamentação do MDL, as nações industrializadas serão obrigadas a investir em projetos de desenvolvimento no terceiro mundo, para evitar a produção de gases como o carbônico, que agravam o efeito estufa. A inclusão das florestas nos mecanismos de desenvolvimento limpo é defendida por setores minoritários do governo, como o Ministério do Meio Ambiente, que não estará representado na reunião de Haia. O Brasil tem 40% das florestas tropicais do mundo e, se elas não forem incluídas no MDL, o país estará renunciando a uma fonte de recursos na casa de bilhões de dólares. Sem as florestas, estima-se que o pais obteria no máximo 1% da receita do MDL.

Júlio Eduardo requereu à Comissão de Assuntos Sociais que os representantes do governo brasileiro na conferência de Haia compareçam ao Senado para informar, em audiência pública, as posições do governo brasileiro sobre o assunto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: