SERGIO MACHADO ALERTA PARA A DESERTIFICAÇÃO DO NORDESTE

Da Redação | 16/12/1999, 00h00

"Não podemos permitir que o sertão vire deserto", disse o senador Sérgio Machado (PSDB-CE) relatando a situação crítica em que se encontra o Nordeste brasileiro, que vem sofrendo com a seca, como ocorreu no ano de 1998. "A tragédia estava anunciada e mesmo assim as medidas preventivas demoraram, e quando chegaram tiveram pouco efeito", disse.
Além da seca, disse o senador, a região já se encontra em avançado estado de desertificação. Seus efeitos podem se fazer sentir, segundo ele, na diminuição da disponibilidade de recursos hídricos, com o assoreamento de rios e reservatórios, e na perda física e química dos solos, que leva à redução da produtividade da agricultura.
Sérgio Machado relatou ainda que o Brasil perde cerca de US$ 300 milhões ao ano com a desertificação, e que seria necessário um investimento de US$ 2 bilhões durante 20 anos para reverter o processo, segundo dados da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Desertificação e Seca, realizada em Olinda, no mês de novembro.
- Ocorre, que esse é um problema tido como "dos pobres". Diferentemente de mudanças climáticas que atingem todo o planeta, como o efeito estufa e a perda da biodiversidade, ele não atrai o interesse dos países ricos. A desertificação está mais restrita aos países subdesenvolvidos - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: