Modernizar e integrar as Casas legislativas é principal objetivo do Programa Interlegis

Da Redação | 03/12/2013, 00h00

Thâmara Brasil


O Senado deu início ao Programa Interlegis em 1997, com o objetivo de conectar as câmaras municipais à internet. No projeto piloto, a cargo da Secretaria Especial de Informática do Senado Federal (Prodasen), a meta era integrar à rede mundial de computadores o Legislativo de cem municípios. Com a obtenção de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 1999, o escopo do programa foi ampliado: a ideia agora era modernizar e integrar todas as esferas do Legislativo no país.


Ao mesmo tempo, sentindo a necessidade de complementar a formação dos servidores, o Senado criou o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Implantado, também em 1997, o ILB logo abriu as portas para as Casas legislativas e para os cidadãos, oferecendo diversos cursos, em especial nas áreas legislativa e política.

 

Como têm objetivos similares, o ILB e o Interlegis foram fundidos na reforma administrativa deste ano, cabendo ao ILB, como órgão supervisionado do Senado, a execução do Programa Interlegis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)