Para especialista, demanda parte de todos os setores
SALEXAND | 25/04/2017, 09h54
Vladimir Melo é psicólogo clínico e bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal para seu doutorado na Universidade Católica de Brasília (UCB). Também atua como palestrante em escolas públicas do Distrito Federal.
■ Quais são as principais demandas hoje na interface psicologia-escola?
Vladimir Melo — É cada vez mais presente a demanda da própria escola para que a família busque um tratamento especializado para o jovem, devido às dificuldades estruturais do sistema. Mas há uma demanda de todas as partes em algum momento. Especialmente no ensino médio, que coincide com a adolescência e com uma carga de estudos muito superior à que o jovem estava acostumado. Esse quadro estressante acaba estourando no ambiente familiar.
■ Como o psicólogo colabora com os professores?
Já se reconhece o bullying como um grave problema social, uma violência contra crianças e jovens que não é fácil de combater, porque quase sempre ocorre nos momentos em que o professor não está presente, no recreio ou mesmo fora da escola. Está claro que os professores precisam de uma formação continuada sobre o assunto. Também existe uma demanda grande por apoio de psicólogos nas questões de gênero e sexualidade.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)