É preciso conhecer as carreiras

Da Redação | 11/06/2007, 00h00

Nesta terceira etapa, as informações sobre as carreiras devem ser o centro das atenções. A maioria dos especialistas afirma que os jovens conhecem muito pouco sobre as profissões. Sem contar que muitos ainda se deixam enganar por estereótipos.

No entanto, essa é a parte menos angustiante do processo. Veja quais as informações a serem buscadas sobre cada carreira:

> conhecimentos a serem adquiridos

> duração do curso (ou cursos)

> rotinas dos profissionais da área

> custos dos estudos

> locais e instituições que oferecem os cursos

> especialidades dentro da área 

> opções de trabalho (emprego ou negócio próprio; pesquisa, ensino)

> viabilidade de conciliar carreira e família, se seu projeto de vida incluir cônjuge e/ou filhos

> onde estão as maiores oportunidades e quais são os salários ou rendimentos de cada profissão.

De posse dessas informações, 

deve-se refletir:

> Ter uma idéia exata do que realmente exigem e oferecem as carreiras que tem em mente?

> Cuidado com os modismos, o preconceito e as pressões sociais – não existem profissões mais ou menos nobres ou que sejam sinônimos de sucesso ou fracasso por si sós. O sucesso diz respeito à satisfação da pessoa com o que faz, em todos os aspectos: pessoal, familiar, financeiro, de contribuição social. Ele é fruto da relação de cada pessoa com o trabalho e, portanto, é algo muito individual e não um atributo desta ou daquela profissão.

> Muitas carreiras interessantes não exigem curso superior. Cursos técnicos de alto nível podem ajudar a realizar o seu projeto de vida. Na indústria e no setor de serviços, por exemplo, há profissionais altamente requisitados e bem-sucedidos: torneiros e ferramenteiros; técnicos em telecomunicações, mecatrônica, edificações, hotelaria; marceneiros; cabeleireiros e maquiadores; decoradores; protéticos etc. Muitos desses profissionais podem ainda ter o próprio negócio, lembrando que treinamento e estudo garantem a atualização e o aprimoramento nessas áreas e devem ser constantes.

> Entre os cursos desejáveis, quais as opções ao seu alcance? Não atribua peso excessivo à concorrência (no vestibular, na vida profissional), mas não a desconsidere.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)